O Que Há de Errado Com a Política?
Fundamentos para uma Verdadeira Democracia
Nota sobre esta Terceira Edição, revisada e com alguns acréscimos:
Publicada na Internet em 2021 (site: www.humanitarismo.com.br), juntamente com sua tradução para o inglês (site: www.humanitarianism.com.br). A obra também foi publicada nos sites (www.ideiasmundomelhor.com e www.ideas4betterworld.com).
Em seus capítulos estão expostas, ainda que sinteticamente, as bases da filosofia social denominada de Humanitarismo, assim como a sua proposta de sistema político eleitoral, aqui denominada de Democracia (Participativa) do Futuro.
Dados da Primeira e Segunda Edições:
O Que Há de Errado Com a Política?
1º edição, Editado pela SHB (Sociedade Humanitarista no Brasil) Porto Alegre, 1994. 107 pp.
O Que Há de Errado Com a Política?
2º edição revisada, publicada na Internet em 2009.
Novos Resultados Exigem Procedimentos Ainda Não Tentados
“Seria algo insensato, em si mesmo contraditório, estimar poder ser realizado o que até aqui não se conseguiu fazer, salvo se se fizer uso de procedimentos ainda não tentados.” [Francis Bacon, Novum Organum: Instauratio Magna (Novo Instrumento: A Grande Renovação), Livro I, VI]
Ciência Exige Ser Guiada por uma Razão Reta e pela Verdadeira Religião
“Se se objetar com o argumento de que as ciências e as artes se podem degradar, facilitando a maldade, a luxúria e paixões semelhantes, que ninguém se perturbe com isso, pois o mesmo pode ser dito de todos os bens do mundo, da coragem, da força, da própria luz e de tudo o mais. Que o gênero humano recupere os seus direitos sobre a natureza, direitos que lhe competem por dotação divina. Restitua-se ao homem esse poder e seja o seu exercício guiado por uma razão reta e pela verdadeira religião.” [Francis Bacon. Novum Organum: Instauratio Magna (Novo Instrumento: A Grande Renovação), Livro I, CXXIX; grifo nosso. Nota: Organum – 1) conjunto de princípios para uso em investigação filosófica e científica; 2) conjunto de obras de Aristóteles sobre a lógica e a arte de filosofar]
Os grupos de consciência social mais abrangente (as chamadas elites) possuem um papel decisivo no desenvolvimento dos processos sociopolíticos em geral, fato que lhes imputa uma enorme responsabilidade, a qual quase sempre não é suficientemente bem reconhecida. Philip Converse assim se referiu a essa imensa responsabilidade:
Acima de Todas as Coisas Ensinem a Doutrina dos Níveis Espirituais
“Vejam que acima de todas as coisas vocês ensinem a doutrina dos graus ou níveis espirituais. Os cristãos cometeram um sério erro ao requerer a mesma regra de todas as pessoas. Esses níveis são como degraus por meio dos quais se ascende do mais baixo para o mais alto. Eles são, propriamente, graus ou níveis espirituais, e não guardam qualquer relação com a condição externa da vida. Como todas as demais doutrinas, aquela das castas foi materializada.” [Anna Kingsford. Clothed With the Sun. Being the Book of the Illuminations of Anna Kingsford (Vestida Com o Sol. o Livro das Iluminações de Anna Kingsford); grifos nossos]
“Imagem: Acima o céu, abaixo o lago,
A imagem da CONDUTA (Caminho, Trilhar).
Fraternidade Universal: É uma Lei na Natureza
“A Fraternidade constitui, em sua plena acepção, uma Lei na Natureza. Não se pode deixar de enfatizar suficientemente esse ponto. Constitui o objeto do nosso trabalho que a Fraternidade passe a ser algo prático na sociedade, e nunca se tornará prático até que as pessoas compreendam que é uma Lei, não apenas uma aspiração. Quando descobrimos uma Lei na Natureza, não mais lutamos contra ela. Prontamente nos acomodamos no novo conhecimento e nos adaptamos às condições então compreendidas. Contudo, a Fraternidade [como uma Lei] é tão pouco conhecida em nosso mundo.” (Annie Besant. A Vida Espiritual; grifos e colchetes internos nossos)
Dessas Diferenças Surgem Todas as Possibilidades de uma Sociedade Ordenada
“O grande princípio [ou Lei] da Reencarnação corre parelho com o princípio [ou Lei] da Fraternidade, porém isso ocorre se o aplicamos e o convertemos em uma coisa positiva na vida quotidiana. Porque dessas diferenças de idade surgem todas as possibilidades de uma Sociedade ordenada e feliz.” (Annie Besant. A Fraternidade Aplicada às Condições Sociais; grifos e colchetes internos nossos)